Sobre a Ilana
“Lidar com heranças, bagagens, trajetórias complexas e caminhares suados… tudo isso me fascina! Pois temos tantas histórias para contar, para honrar e celebrar! Porque não buscar a beleza desse caminhar?”
Olhar para dentro
Arquiteta paulistana, formou-se pela FAU-USP em 2005. Como formação paralela, trabalhou para o mercado publicitário como assistente de Direção de Arte e Cenografia durante o período de faculdade, o que trouxe uma experiência grande na construção de espaços de identidade e comunicativos.
Fascinada por geometria e apaixonada por quebra-cabeças, tem facilidade para trabalhar com espaços compactos onde a otimização seja essencial. Tendo vivido muitos anos em São Paulo, uma cidade urbanisticamente saturada, aprendeu a desenvolver espaços funcionais e práticos, pensando em rotinas de vida urbanas e dinâmicas.
Após 7 anos de experiência em escritórios de grandes arquitetos da capital, iniciou carreira autônoma no interior do estado, abrindo novas perspectivas profissionais, descobrindo-se também Arquiteta de Interiores e sua grande paixão: a Decoração.
Ao trabalhar “recheando” casas já construídas, percebeu que é na hora das decisões sobre o que vai dentro que acessamos de fato todo nosso universo particular. Desejos, sonhos, medos, anseios e traumas.. Tudo vem à tona quando nos permitimos olhar pra dentro com honestidade. E que riqueza é acessar tudo isso!
Desabrochar de lares
Seus projetos tem ganhado camadas cada vez mais profundas no conhecimento do que há de mais humano e autêntico na história de cada cliente e com isso tem se tornado uma facilitadora do desabrochar de lares potentes, inclusivos e realmente transformadores. Seu olhar passou a ir para além da construção em si, mas principalmente para o fluxo da vida que pede passagem por aquele lugar, naquele momento, através daquele movimento.
No caminho de ser ferramenta que leve ao autoconhecimento e da busca por espaços que curam e transformam, tem voltado sua pesquisa para maneiras de lidar com objetos que carregam histórias, sejam eles decorativos ou afetivos, de forma a usar a decoração com um olhar sistêmico e integrativo, capaz de movimentar processos em nós de maneira leve, delicada e poderosa.
“A melhor maneira de honrar seu teto é cuidando dele”
Ilana Cordioli
Assim se formou esta arquiteta que hoje está aqui, sem medo de derrubar paredes e sonhar alto, mesmo quando tudo parece ter chegado ao fim. Que ama intervir e recriar em casas montadas, que precisam viver novos capítulos em suas histórias. E que não se importa em descer do salto, sair da prancheta e botar a mão na massa para organizar e embelezar qualquer tipo de caos, quando a busca é por bem estar e saúde de fato.
Assumindo-se como ferramenta, sua forma de trabalhar passa por envolver seus clientes com o próprio processo de transformação, estimulando a percepção dos espaços, e a apropriação do seu caminhar. Sempre que possível, busca envolver cada um dos usuários nos processos de criação, escolha e definição das linhas de projeto, com especial atenção às crianças, gerando desta forma, vínculo, conexão e pertencimento, resultando em transformações mais duradouras e que geram autonomia.
Sigo estudando com olhar curioso e atento esse espaço simbólico chamado Casa, com todas as suas nuances, belezas e desafios! Por vidas longevas, ricas e cheias de significado, em belos lares cheio de afeto e carinho. Que o que eu mais gosto é de uma boa e linda história pra contar..